Na insensibilidade dos números, que não analisam elencos, que não pesam camisas, que não dão bola para a tradição, reside um fato: o Santos, 13º colocado, com 35 pontos, está mais perto da zona de rebaixamento do que do título. E o trunfo dos jogos atrasados perdeu impacto. Eram dois: agora é um. A derrota de 1 a 0 para o Grêmio, nesta quarta-feira, no Olímpico, tornou ainda mais tímida a esperança de conquista nacional para o Peixe.
Quinze pontos formam o trajeto entre o time de Muricy Ramalho e o Vasco, ponteiro do Brasileirão. E outros oito separam a equipe da Vila do Atlético-PR, que abre a zona de rebaixamento. Mas a possibilidade de queda é assunto recebido com maus olhares pelos santistas.
- Não tem projeção. Tem que pensar jogo a jogo. Tem que perguntar isso para os matemáticos. Eu sou treinador – disse Muricy, ao ser questionado sobre a pontuação necessária para não cair.
Ao Santos, brigar por lugar entre os classificados para a Libertadores não interessa. Ele já está lá, como atual campeão do torneio continental. Resta a esperança de título. Mas ela perdeu força, admitem os atletas.
- O título ficou um pouco longe. Se dizíamos que dava, era porque acreditávamos. Temos que vencer para quem sabe chegar lá na frente com condições. Se não der, temos que vencer porque jogamos num time grande – afirmou o goleiro Rafael.
- É difícil, mas vamos atrás. Temos um jogo difícil domingo. Temos que vencer – completou o lateral-esquerdo Léo.
Resta um jogo de defasagem ao Santos na tabela – contra o Botafogo, dia 19, na Vila Belmiro. Mesmo que vença, o Peixe seguirá distante do topo. Para Muricy, aí reside um problema natural para uma equipe campeã nas primeiras competições do ano.
- É um problema normal quando ganha, e ganhamos dois títulos em três meses. O time não se preparou para jogar o Brasileiro. Preparou-se para a Libertadores e o Paulista. Quando não se prepara, é assim. Perdemos seis jogadores para seleção. Temos que nos recuperar para não perder o ritmo até o final do ano – afirmou o treinador.
O Santos volta a campo no domingo. Às 16h, recebe o Palmeiras na Vila Belmiro.